Dia do Seu Oscar

Screen Shot 2019-11-11 at 5.06.08 PM

Tenho uma confissão a fazer, caro leitor. Quase toda semana, chego ao começo das noites de sexta-feira, véspera da publicação de minhas crônicas no Correio Braziliense, sem a menor ideia do que escreverei. Passo, então, a folhear o jornal do dia, a perambular pelas redes sociais dos amigos, a puxar um papo aqui e outro ali com os colegas de redação. Quem me olha acha que estou tranquilo (ou fazendo corpo mole no trabalho), mas, no fundo, estou em uma caça aflita e desesperada por um tema.

Nos dias de maior desespero, recorro, na maior cara de pau, a um site que traz todas as datas comemorativas do ano. “Vai que hoje ou amanhã é dia de alguma coisa”, digo para mim mesmo. Nunca ajudou. Se minha memória não falha, as datas sobre as quais escrevi aqui eram aquelas sobre as quais eu já tinha conhecimento e queria mesmo falar.

Hoje foi um desses dias. Recorri ao tal site e fui passando os olhos: Dia do Radiologista, Dia do Técnico em Eletrotécnica, Dia do Hoteleiro, Dia do Trigo… É, nada me inspirou. Mas aí, uma coisa me chamou a atenção. Hoje, não é dia de nada. Do calendário inteiro de novembro, o dia 11 era o único em branco. Justo dia 11! Dia 11 é o dia do nascimento do meu pai, que nos deixou há quase cinco anos. Se pudesse, preencheria no site: Dia do Seu Oscar.

Essa pequena bobagem me encheu de emoção porque eu tinha acabado de reler e-mails que alguns leitores me mandaram em resposta a uma crônica na qual questionava a adequação do nome Dia de Finados, já que não acredito que aqueles que nos deixam se acabam. O tema — e a certeza de que a morte é uma farsa — voltava, dando ao aniversário de meu pai ainda um pouco mais de emoção.

Obrigado, Carlos Alberto, Emanuel, Lúcia, Roldão e Sylvio, por suas mensagens e sugestões de novos nomes para o 2 de novembro. Dia do Retorno, Dia do Dilúvio, Dia dos Sempre Presentes, Dia dos Nunca Esquecidos, Dia dos Mortos e Dia dos Encantados (bela lembrança de Drummond)… Adorei todos eles.

Crônica publicada originalmente em 10/11/2018 e adaptada agora para este blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s