Da mesma forma que fiz no fim de 2011, elaboro um pequena lista das músicas que me marcaram esse ano que recém-terminou. Pode haver mais e eu é que não estou lembrando, mas certamente essas cinco canções me empolgaram.
1. Lestics – ‘Um palhaço’
Um disco novo do Lestics é uma notícia e tanto, sempre. Em 2012, eles apareceram com ‘História universal do esquecimento’, só pra confirmar que são a melhor banda brasileira em atividade. Das faixas do belo disco, destaco essa, curtinha. Ela é tipo um concentrado da fórmula certeira do Lestics de fazer belas canções, que emocionam e fazem a gente pensar na vida em companhia de rimas charmosas e inteligentes.
2. Rebel Shot Party – ‘Faísca’
Como fazer um hino juvenil, elétrico, rebelde e capaz de contagiar instantaneamente? Não sei, mas esse trio de Brasília conseguiu isso com ‘Faísca’. Ouvi até cansar. Depois, dei uma pausa e voltei a ouvir de novo e de novo.
3. Xoel López – ‘Por el viejo barrio’
Vale muito a pena ouvir o disco ‘Atlántico’, desse cantautor espanhol. A versão de estúdio de ‘Por el viejo barrio’ tem um arranjo muito bonito. Mas posto aqui o vídeo que me apresentou à música, muito simpático. A música me lembra ‘Romaria’, acho que por causa dos versos “Para qué seguir pidiendo / Para qué seguir rezando”
4. Disco Alto – ‘Amanhã de manhã’
O Disco Alto é, há muito tempo, uma das minhas bandas preferidas de Brasília. Quando foram se apresentar no Festival Fechando o Inverno, que organizei em setembro passado, eles lançaram essa preciosidade de canção, que vocês ouvem nesse link.
5. Adele – ‘Skyfall’
Quando ouvi essa música na abertura do último ‘007’, pensei: “Caralho!”
Gostei muito. Tomo a liberdade de indicar prá você um cantor do Rio Grande do Norte: Mariano Tavares. Entre no site dele e ouça suas músicas, pois tenho certeza que você vai gostar.
Valeu, Geraldo. Vou coneferir. Abs!