Metro Brasília destaca Projeto Reversos

Poemas musicados

Poetas e músicos independentes se reúnem para compor canções de ‘Reversos’. Entre os artistas estão Canek Sánchez, neto de Che Guevara, Estrela Leminski e o brasiliense Beto Só

Há bons cantores que não são necessariamente poetas e grandes escritores que não se atreveriam a entoar nada além da privacidade de seus chuveiros. Por que a música deveria perder esses talentos parciais?

O site cultural Negodito levou adiante raciocínio parecido quando decidiu aproveitar o melhor das duas realidades: o portal convidou poetas para escrever letras e intérpretes da cena independente para musicá-las. O resultado está compilado no álbum ‘Reversos’ e disponibilizado gratuitamente no Facebook.

A equipe do site reuniu artistas gabaritados. Entre os escritores convocou, por exemplo, Estrela Leminski e um neto de Che Guevara, Canek Sánchez Guevara.

Na ala de músicos, Brasília foi representada por Beto Só. Também participam Tatá Aeroplano, do Cérebro Eletrônico, Nevilton, Pélico e Los Porongas, entre outros.

“Mandamos alguns poemas para cada músico e deixamos que escolhessem aquilo que mais os tocasse”, conta Fabio Navarro, um dos organizadores. O resultado foi dos mais satisfatórios. A seleção de ‘Reversos’ traz uma rica variedade de perfis artísticos, de baladas mais românticas a canções com influência circense.

“Musicar poesia é um desafio”, conta Beto Só. “Nas canções, a melodia é tão ou mais importante que a letra – e, às vezes, as palavras são sacrificadas em nome dela. Os poemas já são mais livres e nem sempre estão preocupados com a métrica.” A dificuldade certamente não diminuiu a qualidade da experiência. Quando ouviu a música criada por Beto, o poeta Filipe Garret, por exemplo, mal pôde segurar as emoções.

Por Nana Queiroz (Metro Brasília)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s