Resenha no NegoDito

O site Negodito publicou uma resenha de ‘Ferro-velho de boas intenções’! Divido o texto com vocês, que pode ser lido no site de origem aqui. Abraços!

Assim Beto Só floresceu sem ensolarar-se

Por Junior Bellé

Beto Só ainda é tristeza e solidão, mas no Ferro Velho de Boas Intenções, triste e solitário, só é catarse. O verdadeiro mérito deste disco está em sua potencial fusão transformadora. Caso não a descubra ou sinta durante a primeira audição, dê o play novamente e vasculhe a voz suave atentando para os verbos cantados após longos silêncios. Ele é simplesmente melancólico se não tiver uma segunda chance. Este terceiro disco foi novamente produzido por Phillippe Seabra, do Plebe Rude, e lançado pelo Senhor F, como de costume.

Como de costume exige, na ponta da linhagem do compositor cuja arte não conhece contemporâneos, atenção e silêncio para que se possa escutar o fracasso cantando-se fracassado, como não poderia deixar de ser, é preciso curti-lo profunda e demoradamente para que preencha os espaços que lhe cabe, mature e transforme. Está melhor. Não diferente. Melhor. Na trilha sonora de agora não é mais permitido reducionismos ou redundâncias. A mesma dor já calma, do coração, do futuro e da alma cantada em tom sereno, pois maturando na toada triste durante dois discos, compreendeu-a imperfeito. Assim Beto Só floresceu sem ensolarar-se.

Diferente de Dias Mais Tranquilos (2008), não se trata de um disco sorumbático, talvez seja inclusive levemente otimista. Há uma poética carregada em aspirações imagéticas que pede movimento, ainda que pesarosa reitera sua necessidade, incentivo tímido, porém sincero, a reencontros e descobertas. Se isto é importante para você, escute as 10 músicas que te encontrarão.

Mas ele não precisou redescobrir timbres, tampouco cadências, elas ainda soam como antes distantes um acorde e meio do que pulsa no seu peito, e do que Beto Só sabe tornar intenso, sabe que é necessário tornar intenso. Caso duvide, pule até a oitava faixa, Poema Rejeitado e mensure por conta própria. Merece destaque, da mesma forma, a canção que empresta o título ao disco.

Anúncios

0 Responses to “Resenha no NegoDito”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Contato

humberto.rezende@gmail.com

Comprar CDs

Clique para baixar o CD (.zip)

Twitter

Arquivo

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: