Desabafo

“Viajo porque preciso, volto porque te amo.” Quando li o título do novo filme de Karim Aïnouz (Madame Satã e O céu de Suely) e André Gomes (Cinema, aspirina e urubus) fiquei emocionado. Achei lindo, meio Roberto e Erasmo Carlos. E consegui (talvez) identificar o que vem me incomodando recentemente, que consigo agora chamar de afetação poética (“nomear é compreender”, ensinou alguém, acho que Lacan).

O título do filme é poético, mas não é firulento. É direto, sem mistérios, sem joguinhos (desculpa a repetição) afetados de palavras. E foi isso que me emocionou. Me fez fantasiar com várias imagens, sentimentos, histórias, tudo sem ver o filme, só a partir do título.

Dia desses vi uns vídeos no Youtube, umas capas de disco e fui achando tudo meio falso, posado. Incomodado, escrevi no twitter que a capa do álbum branco dos Beatles nunca havia feito tanto sentido pra mim. Mas aí, ver esse título direto e simples me fez ver que a ausência não é necessária. O que busco é o preenchimento sem farsas sentimentais.

Ando meio de saco cheio de tudo que me parece (não consigo me desapegar desse termo) afetação poética. Gente que olha o pipoqueiro ou o doidinho da esquina e logo leva a mão ao peito e se diz maravilhada com a poesia do mundo. Acho um saco essa gente.

Por isso ando pensando e repensando em que título dar ao meu novo disco. Ainda não cheguei à conclusão se as metáforas estão me incomodando ou se elas ainda são aceitáveis. Mas não quero, de jeito nenhum, parecer um afetado poético. Quero ser direto (daí minha dúvida com relação às metáforas).

Agora, neste momento, está vencendo o título ‘Boas intenções’ para o meu terceiro CD. É tranquilo e tem a ver com o que quero que prestem atenção. Mas tem um outro, que não vou dizer aqui agora, que era o título certo até pouco tempo atrás, mas que começou a me parecer meio afetado. Até a hora de fazer a arte do disco eu resolvo.

E foi mal o desabafo. Talvez tenha sido um desabafo meio afetado…

Anúncios

0 Responses to “Desabafo”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Anúncios

Contato

humberto.rezende@gmail.com

Comprar CDs

Clique para baixar o CD (.zip)

Twitter

Instagram

Abraço de mãe. ❤ Fumando com papai. #anos70 Elliott tem um favorito no Oscar 2018... #otouroferdinando #elliottsmith

Arquivo


%d blogueiros gostam disto: